Com polêmica, equipe Samurais vence primeiro Mestre do Combate

Virada do time carioca começa com decisão dividida na terceira luta; após evento, Rickson Gracie admite, em tom de brincadeira, torcida pela equipe

O primeiro Mestre do Combate, evento de MMA idealizado por Rickson Gracie, teve vitória da equipe Samurais (RJ) no duelo com os Escorpiões (SP), nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro. O torneio, que apresenta inovações em algumas regras, teve polêmica logo na sua primeira edição: o triunfo dos cariocas incluiu uma decisão dividida dos juízes, que incluem o próprio Rickson, o árbitro central - nesta edição, o renomado americano "Big" John McCarthy - e o público da internet. Tudo certo, exceto que, ao final do evento, Rickson admitiu, num tom de brincadeira, torcer pelo time de sua cidade, o Rio de Janeiro.
- São Paulo que me perdoe, mas eu, como bom carioca, estava torcendo pelo Rio de Janeiro - disse o idealizador do evento, no microfone aberto, sorrindo.
Murilo Bustamante exibe o troféu do Mestre do Combate (Foto: Ana Hissa/SporTV.com)Murilo Bustamante exibe o troféu do Mestre do Combate (Foto: Ana Hissa/SporTV.com)
A luta que foi à decisão dos juízes foi a terceira do torneio entre equipes, quando São Paulo havia aberto 2 a 0, com vitórias nos pesos-leves (Glauke Eugênio) e nos meio-médios (Udi Lima). No combate de pesos-médios, entre Gersinho Conceição e Alexandre Sagat, nenhum dos dois conseguiu o nocaute ou a finalização nos 15 minutos de luta (10 minutos de primeiro round e cinco de segundo round). O público viu vitória de Sagat, da equipe paulista, mas Rickson e Big John deram a vitória para Conceição, que colocou o oponente para baixo três vezes no combate.
Rorion Gracie posa durante o Mestre do Combate (Foto: Ana Hissa/SporTV.com)Rorion Gracie, criador do UFC, prestigiou o evento
do irmão Rickson (Foto: Ana Hissa/SporTV.com)
Foi o início da virada dos cariocas, que venceram os dois combates seguintes por finalização, com Alexandre "Sapinho" Sixel e Fernando Camolês. Treinador dos Samurais, Murilo Bustamante recebeu o troféu da organização. Ele aprovou o formato da decisão.
- Hoje, o teste foi na luta do Gersinho. A internet estava dando para o Sagat. Acho que não pode deixar na mão do internauta. O Gerson ganhou claramente e poderia ter ido para o adversário porque o pessoal da internet em São Paulo, de repente, votou mais - analisou Bustamante.
Rickson também defendeu o modelo e a decisão após o torneio.
- Foi acertado, porque, na verdade, o público pensou no outro, e eu e o Big John estávamos alinhados na opinião de quem tinha vencido, que foi o atleta do Rio de Janeiro. Desde que haja dois com consciência, não interessa muito o que o público pense. Claro que é respeitado e vale o voto, mas, a não ser que ele (o público) esteja coberto de razão, não vai ganhar uma.
Polêmicas à parte, o evento teve bons combates e um festival de finalizações. Apenas a primeira luta foi encerrada por nocaute e somente o duelo entre Sagat e Conceição foi à decisão dos juízes. De resto, todos os combates se encerraram via finalização no primeiro round.
Marcelo Novaes confere lutas do Mestre do Combate (Foto: Ana Hissa/SporTV.com)O ator Marcelo Novaes conferiu as lutas do Mestre
do Combate (Foto: Ana Hissa/SporTV.com)
- Estou muito satisfeito com o resultado do primeiro evento, porque a regra se mostrou eficiente. Não sei se foi sorte, mas o tempo mais longo fez com que as lutas fossem mais bonitas e definidas. A estratégia dos lutadores foi um pouco mais calma, mas foi bem interessante para a audiência. Foi um sucesso este primeiro evento e já estou pensando no próximo - disse Rickson, que planeja oito eventos em 2013, incluindo uma copa entre equipes de diversos estados.
Apesar do público aquém das expectativas - estimativas de cerca de 2 mil pessoas - o torneio foi prestigiado por muitas presenças VIP. Os atores Cauã Reymond, Marcelo Novaes, Stênio Garcia e Sheron Menezes foram vistos na plateia, assim como o músico Ivo Meirelles.
Confira os resultados completos do Mestre do Combate 1:
EVENTO PRINCIPAL:
Vitor Miranda venceu Elton Monstro por finalização (kata-gatame) aos 4m23s do primeiro round
LUTAS CASADAS:
Oséias Viana venceu Luciano Izzy por finalização (mata-leão) aos 4m30s do primeiro round
Pety Maffort venceu Robert Petter por nocaute técnico aos 7m52s do primeiro round
TORNEIO: SAMURAIS (RJ) 3 X 2 ESCORPIÕES (SP):
Peso-pesado - Fernando Camolês (RJ) venceu Kitnet Moura (SP) por finalização (chave de calcanhar) a 1m17s do primeiro round
Peso-meio-pesado - Armando "Sapinho" Sixel (RJ) venceu Thiago Fernandes (SP) por finalização (estrangulamento norte-sul) aos 6m07s do primeiro round
Peso-médio - Gersinho Conceição (RJ) venceu Alexandre Sagat (SP) por decisão dividida
Peso-meio-médio - Udi "O Herói" Lima (SP) venceu Celso Farpado (RJ) por finalização (triângulo) a 1m52s do primeiro round
Peso-leve - Glauke Eugênio (SP) venceu Jeffinho Nunes (RJ) por finalização (kimura) aos 46s do primeiro round

Comentários