Três Hospitais de Mossoró infectados com uma bactéria do tipo KPC Klebisiella

Três hospitais de Mossoró foram contaminados com uma bactéria do tipo KPC (Klebisiella Pneumonie Carbapenemase). A bactéria é um microorganismo modificado geneticamente em ambiente hospitalar e muito resistente aos antibióticos. O microorganismo foi descoberto em 2000 nos Estados Unidos. No Brasil foram registrados vários casos em Hospitais de Brasília.

Em Mossoró a bactéria foi encontrada nas Unidades de Terapia Intensiva dos Hospitais Tarcisio Maia e Casa de Saúde Dix-Sept Rosado. Segundo informações a direção teve que fechar as UTI’s por um período de 24 horas para o processo de desinfecção.


O Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, recém inaugurado confirma a presença da bactéria. A bactéria é da mesma espécie encontrada nos outros hospitais. É uma especie potencialmente patogênica do tipo gran positivo na UTI Neonatal e registrado um óbito de bebê.


O diretor do hospital, Diego Dantas, confirma o óbito de um bebê no início da semana, em decorrência de uma infecção provocada pela bactéria.


Durante o processo de desinfecção da UTI Neonatal, no Hospital da Mulher, os pacientes foram removidos para a Unidade de Cuidados Intermediários, dentro da própria unidade hospitalar.


O processo de desinfecção realizado pela equipe do Hospital da Mulher conseguiu identificar e neutralizar a ação da bactéria, mas segundo o Dr. Diego Dantas, todo processo vai durar cerca de sete dias. Diego disse ainda “”queremos garantir segurança total para os pacientes da unidade, porque a população confia no nosso trabalho””.


Será feita a cultura de bactérias nas paredes, nos instrumentos e equipamentos e nos próprios profissionais, para saber o que está provocando a contaminação.


Uma equipe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Secretaria de Saúde do Estado virá a Mossoró para fazer uma inspeção nas três unidades onde foram detectadas a presença da Bactéria.

Comentários