Isaf anuncia o Kitesurf para Olimpíadas Rio-2016!

Federação internacional confirmou as mudanças neste sábado. Classes da dupla Robert Scheidt e Bruno Prada e de Bimba são deixadas de lado.

A Federação Internacional de Vela anunciou neste sábado que o kitesurf fará parte do programa dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Em votação apertada, por 19 a 17, ficou decidido que o esporte entrará no lugar da RS:X, de Ricardo Winicki, o Bimba. A Isaf também manteve a Star, de Robert Scheidt e Bruno Prada, fora da lista de dez classes que serão disputadas na competição.
Tetracampeã brasileira de kitesurf, Nayara Licarião comemorou a possibilidade de profissionalização do esporte a partir do anúncio da Isaf.
- Foi uma notícia maravilhosa. Supreendeu todo mundo, pois foi uma votação muito apertada. O mais importante é que a partir de agora o kitesurf tem tudo para crescer e se tornar popular no Brasil – disse a paraibana, terceira colocada no Mundial realizado no ano passado, em Sylt, na Alemanha.

A maior ausência na lista é a Star. No programa olímpico desde 1932, a classe é a mais antiga da vela. Deu cinco das 16 medalhas olímpicas do Brasil no esporte. Apesar dos pedidos constantes de Robert Scheidt à Isaf, a entidade, que já havia anunciado em 2010 a decisão de excluir a modalidade do programa, manteve sua posição.

Para não ficar fora dos Jogos de 2016, a Star ainda conta com uma reviravolta na próxima reunião da Isaf, em novembro deste ano. Em último caso, a classe poderia entrar no programa através de um pedido do Comitê Olímpico Brasileiro. Bruno Prada diz que a dupla vai tentar reverter a situação depois dos Jogos de Londres.
- É um trabalho de volta que será feito depois do término desta Olimpíada. Não foi feito nada desde a última reunião – disse o velejador, através de sua assessoria de imprensa.
Na classe RS:X, Bimba esteve muito perto da medalha olímpica em Atenas-2004, com um quarto luar. O brasileiro, que vai disputar sua quarta Olimpíada em Londres, foi duas vezes vice-campeão mundial, em 2002 e 2005.
Nayara sonha com aumento de patrocínio
O kitesurf será disputado na modalidade regata, menos conhecida que o estilo livre, na qual a brasileira Bruna Kajiya foi campeã mundial em 2009. Nayara espera também que o esporte possa receber mais atenção dos patrocinadores, com a inclusão no programa olímpico.
- Agora a gente vai contar com mais incentivo, mais apoio do Comitê Olímpico Brasileiro e da Confederação Brasileira de Vela e Motor. O próximo passo é aguardar como se dará a seletiva olímpica, uma vez que o Brasil já tem vaga garantida por ser o país-sede dos Jogos.
Nayara começou a praticar o esporte aos 22 anos, em 2003, incentivada pelo marido, o também kitesurfista Hugo Montenegro. Segundo ela, Hugo (que atualmente é seu técnico e que produz as pranchas com que ela compete) a ensinou tudo que ela sabe sobre o esporte. Mas se engana quem espera que vá ver Nayara dandos saltos e piruetas dentro do mar. Ela pratica a modalidade regata, e não a estilo livre.

Em março, a atleta fez parte de um grupo de kitesurfistas que testou os equipamentos olímpicos na Espanha. Nayara foi a única atleta sul-americana a fazer parte do evento na cidade de Santander. Na oportunidade, também foi disputado um torneio não-oficial com as melhores do mundo.
- Fui vice-campeã na Espanha, atrás somente da inglesa Steph Bridge. Acredito que ela será a grande adversária na disputa pelo ouro nos Jogos do Rio, em 2016 – arrisca Nayara.
Paraibano é bicampeão brasileiro
Além de Nayara Licarião, a Paraíba pode ter outro representante nas Olimpíadas do Rio. Isso porque na categoria masculina o melhor do país é Wílson Bodete, atual bicampeão do circuito nacional. No Mundial da Alemanha, no ano passado, ele foi o melhor brasileiro, terminando na 17ª colocação.
Com um litoral propício à prática da modalidade, a tradição paraibana também inclui outro campeão brasileiro, Pedro Carvalho, em 2008.
O kitesurf é composto de três modalidades – a regata (que fará parte do programa olímpico), a wave e o estilo livre. Esse ano o Circuito Nacional começa em agosto, com quatro etapas – três delas já confirmadas para o Ceará, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. A última etapa deve ser no Maranhão.
Confira as classes que farão parte dos Jogos de 2016:
Kitesurf (masculino e feminino);
Laser (masculino);
Laser Radial (feminino);
Finn (masculino);
470 (masculino e feminino);
49er (masculino);
49er FX (feminino);
Nacra 17 (catamarã misto).

Comentários