Operação desativa 30 'gatos' de energia e retira 4 mil metros de fios irregulares em Areia Branca

Gatos de energia foram desativados pela Cosern em Areia Branca — Foto: Cosern/Divulgação
Gatos de energia foram desativados pela Cosern em Areia Branca que abastecia pelo menos 150 casas — Foto: Cosern/Divulgação

Mais de 30 gatos de energia elétrica foram desativados em uma operação realizada pela Companhia de Energia do Rio Grande do Norte (Cosern) para combater desvios no estado. A ação aconteceu na última sexta-feira (18) em Areia Branca, na região Oeste, e contou com apoio da Polícia Militar. As ligações clandestinas alimentavam 150 casas na cidade.
De acordo com a Cosern, a operação Varredura, começou em janeiro de 2018 com foco na identificação e desativação de ligações clandestinas em estabelecimentos comerciais e residências em todo estado.
Na ultima ação, as equipes técnicas da Cosern retiraram aproximadamente 4 mil metros de fios irregulares utilizados pelos eletrotraficantes.
Segundo a Cosern, gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena pode chegar a quatro anos de reclusão. Além de crime, a fraude representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A infração também provoca perturbações no fornecimento de energia e parte do prejuízo é dividida por todos os consumidores na hora do reajuste tarifário homologado pela Aneel anualmente.
O longo de todo o ano de 2018, a Cosern conseguiu recuperar, por meio da operação, quase 22 mil MWh de energia que estava sendo furtada por gatos – quantidade suficiente para abastecer os 17 municípios da região do Seridó durante 30 dias.
A população pode denunciar irregularidades, de forma anônima e gratuita, pelo site da empresa ou pelo telefone 116. G1/RN

Comentários