PREFEITURA DE TIBAU FINALIZA OBRAS DE SANEAMENTO E ASFALTAMENTO NO CENTRO DE TIBAU

Secretária de Obras e Urbanismo em Parceria com a Prefeitura Municipal de Tibau, finalizaram o serviço de asfaltamento em vários trechos do centro da cidade ocasionado pelas obras do Saneamento Básico, realizado pelo Governo Municipal.

Em conversa com o Consultor de Saúde do Município, Richardeson Grangeiro ele fala sobre a importância do Saneamento.

Ter saneamento básico é um fator essencial para um município poder ser chamado de município  desenvolvido.

Quando a população tem acesso a água tratada, coleta e tratamento dos esgotos, elas têm uma melhoria da qualidade de vida. Essa melhora pode ser vista principalmente na saúde infantil com redução da mortalidade, melhorias na educação, na expansão do turismo, na valorização dos imóveis, na renda do trabalhador, na despoluição dos rios e preservação dos recursos hídricos, etc.


Um estudo do BNDES estima que 65% das internações em hospitais de crianças com menos de 10 anos sejam provocadas por males oriundos da deficiência ou inexistência de esgoto e água limpa.

Existem mais de 100 doenças que podem ser causadas por falta de saneamento, entre as quais cólera, amebíase, vários tipos de diarréia, peste bubônica, lepra, meningite, pólio, herpes, sarampo, hepatite, febre amarela, gripe, malária, leptospirose, ebola, etc "Ressaltou Richardeson"

Semana passada o Prefeito Naldinho, junto com o Deputado Souza, estiveram com o superintendente estadual da Fundação Nacional de Saúde [FUNASA], no Rio Grande do Norte, Antônio Barbosa, para tratar sobre saneamento básico do município de Tibau.

“Nós precisamos investir em saneamento básico do nosso município, pois entendemos ser de fundamental importância para a cidade e, consequentemente para toda população tibauense”, ressaltou o prefeito Naldinho.

Para o deputado Souza, muitos municípios do Estado se encontram em déficit com saneamento básico. “Esta é uma obra essencial, uma preocupação do prefeito Naldinho e do nosso mandato, que estamos pleiteando junto a FUNASA para beneficiar o município com recursos e ser aplicado em saneamento básico”, comentou Souza.

Os encarregados da empresa CCR, em conversa com a assessoria de comunicação, disseram que por motivos de espera da grande demanda de asfalto, não tiveram como concluir esse trabalho a mais tempo e também as obras só poderiam ser realizadas todas de uma só vez, devido ao asfalto ser um material que é pra ser usado em alta temperatura, ao todo foram feitos mais de 600 metros.
 Você sabia ?  que a cada R$ 1,00 real gasto em saneamento, economizamos R$ 4,00 que seriam gastos com saúde pública, além disso a falta de saneamento básico é a principal causa de mortes de crianças  até 5 anos de idade no Brasil.

Comentários