PF transfere para Mossoró fundador de facção criminosa ligada ao Comando Vermelho




Uma operação da Polícia Federal transferiu na manhã desta quinta-feira (16), dois presos de Natal para a Penitenciária Federal em Mossoró, Região Oeste do Estado. Os detentos são um norte-americano, 53 anos, que aguarda o julgamento do pedido de extradição por parte do STF, e um amazonense de 41 anos, no estado, que já liderou rebeliões em presídios pelo país.

Recolhido na Penitenciária de Alcaçuz, o amazonense, que não teve a identidade revelada, é condenado por vários crimes, dentre eles, ter liderado no ano de 2002 uma sangrenta rebelião em um presídio de Manaus.

Considerado de alta periculosidade pela Polícia Federal, o condenado é tido como fundador de uma organização criminosa denominada “Família do Norte” (FDN), ligada ao Comando Vermelho e já esteve custodiado na Penitenciária Federal de Catanduvas/PR.

Porém, ao ser devolvido para o juízo de origem, no Amazonas, conseguiu fugir do complexo penal Anísio Jobim durante um motim, através de um túnel. Ele foi recapturado por policiais federais, em São Gonçalo do Amarante, em janeiro deste ano, quando desembarcava no aeroporto internacional Aluísio Alves, utilizando-se de documentos falsos.

As duas transferências visam atender situação emergencial e foram autorizadas, temporariamente, pelo juiz Corregedor da Penitenciária Federal de Mossoró.

Comentários