TRE deverá analisar processos de Mossoró até terça-feira e marcar eleição para 4 de maio

Juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) pretendem encerrar as análises sobre todos os processos da prefeita afastada Cláudia Regina (DEM) até a próxima terça-feira.

O compromisso adiou para a próxima semana a marcação da eleição suplementar da cidade que estava prevista para ser confirmada ontem. O presidente do TRE, Amílcar Maia, já distribuiu uma minuta da resolução da eleição com data de 4 de maio e recomendou agilidade para que os juízes mantenham essa data.

É que o juiz Verlano Medeiros, relator dos processos de Cláudia Regina, que ainda faltam ser analisados, sugeriu que se deixasse para marcar o pleito após a conclusão de todos os processos para fazer uma única resolução.

O magistrado ficou de trazer uma parte dos processos amanhã e a outra na próxima terça-feira. Só depois disso a eleição será marcada.

BALANÇO

Até agora Cláudia Regina acumula 12 cassações: quatro de primeira instância ainda não analisadas pelo TRE, seis cassações confirmadas e duas absolvições reformadas.

No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ela já acumula derrotas. Já são seis liminares pedindo retorno ao poder negadas pela ministra Laurita Vaz.

ARTICULAÇÕES

Nos bastidores da política mossoroense já existem conversações em curso. No entanto, é a partir da marcação da data do pleito que os diálogos serão mais conclusivos.

Existe expectativa de pelo menos cinco candidaturas: o prefeito interino Francisco José Júnior (PSD), Larissa Rosado (PSB), Josué Moreira (PSDC), Gutemberg Dias (PC do B) e um possível candidato do DEM.

Bruno Barreto

Comentários