Taxistas de Tibau bloqueiam trecho da RN-013 em protesto à mudança do ponto de táxi

Profissionais denunciam que estão sendo multados de forma indevidaProfissionais denunciam que estão sendo multados de forma indevidaNo último sábado, 11, taxistas de Tibau bloquearam trecho da RN- 013 em protesto à decisão da Prefeitura Municipal de Mossoró de realocá-los para o bairro Bom Jardim, proibindo-os de estacionar no centro. Os taxistas das cidades de Mossoró e Tibau se desentendem acerca da legitimidade de linhas e local apropriado para seus pontos de táxi.
"Nós somos a única associação de taxistas que teve que alugar uma garagem para poder estacionar no centro e mesmo assim, quando saímos da garagem, levamos multa", conta Ednaldo Rebouças, conhecido como Naldinho, taxista associado à Associação de Taxistas de Tibau (ATT).
A decisão de retirar os táxis do centro de Mossoró afeta também os taxistas das cidades de Grossos e Areia Branca, além daqueles que fazem a linha para a zona rural, como Maisa.
"É um absurdo nos retirar do centro. Afinal, é lá que nossos passageiros ficam. Quem vem para Mossoró vem fazer compras, pagamentos, movimenta o comércio local. Agora querem que essas pessoas venham até aqui (bairro Bom Jardim) a pé, se arriscando, para poder voltar para casa?", disse o taxista Eider Dantas.
Os taxistas de Tibau e Maisa compartilham o Mercado do Bom Jardim como ponto de táxi e reclamaram, além da distância de lá para o centro, da estrutura do prédio. Segundo ele, o prédio está rachado, e os banheiros não funcionam.
Para tentar achar uma solução para o impasse, representantes dos taxistas de Tibau e Mossoró se reuniram ontem com o subsecretário de Trânsito e Transporte, Charlejandro Rustayne, o prefeito interino Francisco José Júnior. A reunião pouco avançou nas negociações, e foi necessário agendar um outro encontro marcado para hoje, às 15h.
Profissionais também divergem quanto à prioridade para o transporte de passageiros
Além da questão da localização do ponto de táxi e estacionamento, outro ponto de divergência entre os taxistas de Tibau e Mossoró é em relação ao próprio transporte de passageiros.
"O que mais nos revolta é que, quando levamos passageiros a Tibau, os taxistas de lá não querem deixar que voltemos com passageiros para Mossoró", declarou o presidente do Sindicato dos Taxistas de Mossoró e Região Oeste do Rio Grande do Norte (Sinditáxi), José Salvador Gonçalves.
Taxistas da ATT contestam a afirmação do presidente do Sinditáxi e afirmam não se verem representados pelo Sindicato. "Nós os deixamos (taxistas de Mossoró) voltarem com passageiros. Só não queremos que fiquem no nosso ponto de táxi em Tibau. Afinal, nós também não podemos ficar junto com eles no centro de Mossoró", disse Eider Dantas.
O atrito entre taxistas das duas cidades serviu para levantar questionamentos acerca da melhor forma de gerir o trânsito em Mossoró, cidade que já passa por problemas de estacionamento e que recebe todos os dias mais de 1.500 táxis, de acordo com levantamento feito pelo Sinditáxi, vindos de toda a região Oeste do Estado, além dos estados da Paraíba, Ceará e até mesmo Pernambuco.
Para comentar diretamente no site do jornal é preciso estar Registrado.
omossoroense

Comentários