Paranaense Top 25 do mundo no Jet Surfe participa de Circuito de Surfe

Com um ano de prática da modalidade, Antônio Júlio, de 34 anos, atinge resultados expressivos no Jet Surfe. 'Você desenvolve sua performance muito rápido', confirma

O turista Antônio Júlio se encantou com as praias do litoral cearense. Mas ele não veio a Fortaleza somente para descansar. O paranaense participa do Circuito de Surfe que ocorre neste final de semana, na Praia do Futuro, em Fortaleza. Mas o esporte do atleta de 34 anos é outro: o Jet Surfe.
Antonio Júlio, Jet Surfe (Foto: Antonio Júlio/Acervo pessoal)Antonio Júlio, do Jet Surfe, estará em Fortaleza para Circuito de Surfe (Foto: Antonio Júlio/Acervo pessoal)
Novidade nas águas da Terra do Sol, o Jet Surfe pode ser comparado mais ao automobilismo que ao próprio surfe. Com uma prancha motorizada que pode chegar aos 60km/h, Antônio, que só pratica a modalidade há cerca de um ano, já está entre os 25 melhores do mundo.
- Conheci o equipamento pela internet. Achei a ideia muito bacana, porque na época, não conhecia nada parecido. Sabia que o equipamento poderia ser comparado mais a um carro, um barco. Que não era simplesmente uma prancha de surfe. Mas é um esporte que você desenvolve sua performance muito rápido. Tanto que hoje já disputei até campeonato mundial e estou entre os 25 melhores do mundo. É apaixonante - afirmou.
 
No entanto, as águas de Fortaleza não são o melhor lugar para quem quer aprender a nova modalidade. Com muitas ondas, as praias do litoral cearense são mais propícias à prática do surfe tradicional.
- Para começar, a pessoa tem que sentir a prancha, a potência que ela tem. A gente recomenda lagoas, águas paradas. Tem tempo para cair, ficar na forma correta, sentir o acelerador, estabilizar. O restante naturalmente a pessoa vai aprendendo. No começo, a pessoa fica mais insegura, mas depois dá tudo certo - garantiu.
Para este final de semana, além do surfe, o jet surfe marcará presença no litoral fortalezense. E Antônio garante que o público cearense já aprovou a nova modalidade.
- O Ceará deu uma resposta maravilhosa. Em todos os lugares pelos quais a gente passou, promovendo o esporte, o pessoal curtiu muito. Até mesmo no Havaí. Quando a gente associa o jet surfe ao automobilismo, as pessoas ficam encantadas - concluiu.
Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro e Bahia terão representantes na disputa. Os grupos são compostos por oito atletas de diversas categorias e idades. Além da premiação para as seleções que obtiverem maior pontuação, também serão premiados os melhores atletas feminino e masculino nas categorias Open (sem limite de idade), Júnior (sub-18), Iniciante (sub-14) e Mirim (sub-16).
Saiba mais sobre o Jet Surfe
A modalidade foi desenvolvida por um ex-engenheiro da Fórmula 1, que atrelou a tecnologia usada nas corridas aos motores compactos e potentes do aeromodelismo. As pranchas, que pesam cerca de 15 kg, utilizam um motor de 10 CC com propulsão hidrojato e podem chegar a até 60 km/h. Elas possuem um um controle acoplado à própria prancha, o atleta pode surfar com ou sem ondas e vento, sem precisar ser puxado por um barco como no ski e wakeboard. Com apenas 3 litros de gasolina é possível surfar por aproximadamente 1 hora e meia.
G1/CE

Comentários