Barcos de pescaria artesanal do RN terão GPS, garante ministro da Pesca

Projeto prevê a introdução de equipamentos de georreferenciamento (GPS).
RN assinou convênios para o setor pesqueiro com o Governo Federal.

Do G1 RN
Governadora Rosalba Ciarlini assinou contratos com o Ministro da Pesca, Marcelo Crivella (Foto: Elisa Elsie)Governadora Rosalba Ciarlini assinou contratos
com o Ministro da Pesca (Foto: Elisa Elsie)
Uma série de convênios e contratos no setor pesqueiro foram assinados entre o Rio Grande do Norte e o Governo Federal nesta sexta-feira (25) em Natal. Segundo a Governadora Rosalba Ciarlini, as medidas irão aquecer o mercado por meio da capacitação de pescadores e estruturação de colônias do litoral.
Na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na Ribeira, a governadora garantiu com o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, o financiamento do projeto Velas ao Vento, que trará capacitação tecnológica e infraestrutura física a cerca de mil pescadores artesanais de 29 colônias potiguares.

O projeto prevê a introdução de equipamentos tecnológicos de georreferenciamento (GPS), adequação e substituição das velas das embarcações e manutenção preventiva de motores de rabeta, em um investimento total de quase R$ 600 mil. “Este é um grande momento para o Rio Grande do Norte. Com a utilização de GPS as embarcações não vão mais se perder no mar, mesmo nos dias mais revoltos. Isso pode garantir uma maior produção de pescado”, afirmou o ministro Crivella.

Governadora e Ministro da Pesca, Marcelo Crivella, assinam contratos e entregam carteirinhas aos pescadores beneficiados pelo Governo Federal (Foto: Elisa Elsie)Governadora e Ministro da Pesca entregam
carteirinhas aos pescadores (Foto: Elisa Elsie)
A chefe do Executivo e o ministro fizeram também a entrega de algumas das novas carteiras de identificação dos pescadores, emitidas pelo Governo Federal. O novo cartão é fabricado em PVC, com tecnologia QR Code e sem prazo de validade.
A governadora Rosalba Ciarlini destacou a importância desta nova identidade profissional: “Este é um grito de liberdade para os pescadores, a carteira não será mais uma moeda política, agora é um direito dos 32 mil pescadores do estado”, defendeu. O documento é um passaporte para acessar os benefícios sociais do Governo, como o seguro defeso, auxílios natalidade e doença e a aposentadoria.

O evento contou ainda com a presença do ministro da previdência social, Garibaldi Alves Filho, dos deputados estaduais João Maia e Fátima Bezerra e do prefeito de Natal, Carlos Eduardo. Na ocasião ainda foram assinados contratos de financiamento para o apoio aos pescadores e aquicultores através do Banco Nordeste.

Comentários