Encerrada greve do Detran

greve do Detran é encerrada após negociação com governo do RN

Governo apresentará plano para que grevistas compensem dias em greve.
Sinai/RN destaca que abertura de diálogo foi determinante para decisão.

Os servidores grevistas do Departamento Estadual de Trânsito do RIo Grande do Norte (Detran/RN) voltarão ao trabalho nesta terça-feira (2). A decisão da categoria veio após uma reunião com o governo na qual ficaram acertados novos encontros para negociar as reivindicações do Detran e de outros órgãos da administração indireta. Quem confirma é o secretário geral do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (Sinai/RN), Santino Arruda. Os servidores estavam em greve desde o dia 15 de maio.
Além da promessa de novas reuniões, o governo ficou de pagar o valor do ponto de junho, que foi descontado da folha salarial dos grevistas. No entanto, para que a medida seja efetivada, os grevistas terão de apresentar um plano para repor os dias parados. "Será apresentada uma escala de compensação. Os valores descontados deverão ser devolvidos", acrescenta Arruda.

De acordo com o secretário estadual de Administração, Alber Nóbrega, a proposta ainda passará pela direção do Detran/RN, que fará uma análise do plano. "Se a proporta for aprovada, o governo paga. Não adianta atendermos as conveniências dos grevistas e sim as do Detran", afirma Nóbrega, que espera ter uma definição sobre o pagamento dos dias não trabalhados.
O secretário geral do Sinai/RN e o secretário Alber Nóbrega confirmam uma reunião com o Detran e outros órgãos da administração indireta para o próximo dia 9. Na avaliação de Arruda, a abertura do diálogo foi determinante para a volta ao trabalho dos servidores.

O secretário de Administração explica que cada órgão será recebido separadamente. "A pauta da reunião desta segunda foi exclusiva para discutir questão da greve. Eles serão recebidos novamente e ficaram de preparar pauta. Cada categoria será recebida separadamente", conclui.

Comentários