Assú realizou sua III Conferência Municipal de Cultura
ok-DSC 0035
A Prefeitura do Assú, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, promoveu nesta sexta-feira (12), a III Conferência Municipal de Cultura. O evento contou com a participação do prefeito Ivan Lopes Júnior, a diretora da 11ª DIRED, professora Livanete Barreto, o gerente regional do SEBRAE, Fernando Sá Leitão, professores, artistas, pesquisadores, consumidores de cultura, entidades, instituições e grupos ligados ao segmento no município.
As discussões foram norteadas pelo tema: "Uma Política de Estado para Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura", também abordado em uma palestra ministrada pelo professor Aécio Candido de Souza, vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
ok-DSC 0060
O principal objetivo da conferência foi pensar e debater a cultura no âmbito municipal, estadual e nacional dentro dos eixos de discussão: sistema nacional de cultura; cidadania e direitos culturais; cultura como desenvolvimento sustentável.
PLANO MUNICIPAL DE CULTURA
As questões debatidas e as propostas que foram elaboradas farão parte de um relatório que servirá de base para a criação do Plano Municipal de Cultura (PMC), ferramenta que vai nortear nos próximos anos a execução de políticas públicas em benefício do setor e fomento à diversidade cultural. As resoluções contidas neste relatório também poderão ser discutidas nas conferências estadual e nacional.
REPRESENTAÇÃO
Durante a conferência, foram escolhidos os delegados que participarão da conferência estadual. Como representante do Poder Público Municipal foi eleito em assembleia, Francisco Jobielson da Silva e como representante da sociedade civil Delzir Campelo. Os dois apresentarão as propostas e anseios da classe cultural assuense na Conferência Estadual em setembro e, posteriormente, na Nacional em novembro, caso sejam eleitos na sessão estadual.
FOI A MELHOR CONFERÊNCIA DE TODAS
O secretário adjunto de Cultura, Gilvan Lopes, disse que dois dos pontos altos da conferência foram: o amplo debate e à participação diversificada. "Além de todos os segmentos culturais estarem representados, tivemos ainda a participação de escolas, ONGs e até representantes do sindicato da lavoura, esta foi a melhor conferência de todas que já realizamos". Asseverou Gilvan.
SEACOM - PMA

Comentários